Nuclehum Nuclehum Nuclehum Nuclehum Nuclehum Nuclehum
Cirurgia bariátrica é eficaz no controle do diabetes Mellitus tipo 2

Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica conseguiram controlar o diabetes sem o uso de insulina

 

A Cirurgia Bariátrica é uma alternativa segura e eficiente contra a obesidade e doenças associadas como diabetes, hipertensão e outras agravadas pelo excesso de peso. O Brasil registra 93,5 mil operações deste tipo, por ano. O aprimoramento cirúrgico passou a oferecer maior segurança e resultados mais consistentes, por meio de técnicas como: o Bypass Gástrico Y de Roux e a Gastrectomia Vertical, logo adaptada à via vídeolaparoscópica.

 

Uma pesquisa, feita pela Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, comprova que a cirurgia bariátrica é eficaz no controle do diabetes tipo 2. Para a obtenção de um bom controle glicêmico em pacientes com diabetes, o estudo avaliou 150 pessoas, com Índice de Massa Corporal (IMC) de 27 a 43, divididas em três grupos distintos. O primeiro grupo recebeu tratamento farmacológico, enquanto os outros foram comparados entre duas técnicas de cirurgia bariátrica: cirurgia com o Bypass Gástrico Y de Roux e a Gastrectomia Vertical.

 

A cirurgia bariátrica atua no combate as comorbidades típicas da obesidade, incluindo o diabetes mellitus tipo 2. O levantamento da pesquisa aponta que mais de 88% dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica conseguiram controlar o diabetes sem o uso de insulina. Ainda em relação ao controle do diabetes, a cirurgia bariátrica foi mais efetiva do que o tratamento com medicamentos, além de ter sido associada a uma melhora significativa do controle glicêmico e redução nos fatores de risco cardiovasculares, como o IMC, controle de peso, níveis de triglicérides e HDL. Ao comparar as duas técnicas cirúrgicas analisadas, os pacientes com bypass gástrico mantiveram maior perda de peso e uma taxa mais alta de remissão do diabetes tipo 2, em comparação àqueles submetidos à gastrectomia vertical.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas sofrem com a doença. O tratamento do diabetes com a intervenção cirúrgica é uma tendência mundial. No entanto, pode-se dizer que a cirurgia bariátrica representa uma alternativa para uma boa parte dos diabéticos existentes no país.

 

O estudo científico comprova que a cirurgia bariátrica obteve bons resultados para o controle do diabetes tipo 2, comparado ao tratamento com medicamento. Essa diretriz internacional é o reflexo de uma nova tendência da cirurgia bariátrica. A perda de peso é apenas uma consequência, já que a cirurgia bariátrica influencia os ponteiros da balança, mas o seu benefício vai além, pois se estende tanto no controle de comorbidades, quanto na melhoria da saúde.

Endocrinologia

O que é Endocrinologia?



É a especialidade médica que cuida das desordens das glândulas endócrinas, isso é, as que produzem hormônios.


Acupuntura

O que é Acupuntura ?



A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.


Cirurgia Geral

Em que consiste a Cirugia Geral ?



Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.


Psiquiatria

O que é Psiquiatria ?



Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.