Nuclehum Nuclehum Nuclehum Nuclehum Nuclehum Nuclehum
Benefícios da acupuntura na gestação

Durante a gestação há mudanças no corpo e também nas emoções da mulher e a acupuntura pode contribuir para restabelecer o equilíbrio das futuras mamães.

 Enjoo, ansiedade, azia, dor, inchaço e alteração de humor. Esses são apenas alguns desconfortos, físicos e emocionais, que as gestantes enfrentam durante a gravidez. A gravidez é um momento especial que requer muitos cuidados e um deles é com o uso de medicamentos. Muitos dos remédios são contraindicados por trazerem riscos à saúde e ao desenvolvimento do feto. É por isso que a acupuntura pode ser uma aliada para as grávidas, sendo que em alguns casos, é possível evitar o uso de medicação e ainda melhorar a saúde e o bem-estar com a terapia complementar.

 Pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) revelaram que a aplicação das agulhas pode amenizar a azia em gestantes. Durante oito semanas, 36 grávidas entre 15 e 30 semanas de gestação foram analisadas. O resultado da pesquisa apontou que o grupo escolhido para fazer a acupuntura reduziu em 75% a intensidade da azia, contra 44% das mulheres que fizeram tratamento convencional para o problema. Outros benefícios também foram avaliados: a melhora da qualidade do sono e a diminuição do uso de antiácidos.

Além de melhorar os problemas citados na pesquisa, a acupuntura também contribui para a redução dos enjoos, melhoria da circulação e a diminuição dos inchaços nos membros inferiores. As agulhas afastam as diversas dores sentidas pelas mulheres grávidas, como por exemplo, a dor lombar. E também alivia o estresse, depressão e a ansiedade. Em gestantes que apresentam gravidez de risco, podem encontrar na acupuntura uma maneira de reduzir as chances de aborto.

No Brasil, a prática da medicina chinesa se torna cada vez mais frequente e é considerado um recurso, que age no alívio da dor e contribui para fortalecer o funcionamento da fisiologia corporal.

A técnica consiste em tratar o problema ou minimizar diversos tipos de queixas, por meio de estímulo do sistema nervoso e liberação de substâncias químicas. Desta forma, o método provoca efeitos em todo o corpo e equilibra o organismo, além de contribuir para a sensação de bem-estar. Outro benefício é a ausência de efeitos secundários, isso faz com que o método milenar seja preferido por muitas grávidas, mas é importante mencionar que qualquer tratamento que a gestante queira iniciar deve ser comunicado ao seu ginecologista.

Endocrinologia

O que é Endocrinologia?



É a especialidade médica que cuida das desordens das glândulas endócrinas, isso é, as que produzem hormônios.


Acupuntura

O que é Acupuntura ?



A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.


Cirurgia Geral

Em que consiste a Cirugia Geral ?



Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.


Psiquiatria

O que é Psiquiatria ?



Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.