Nuclehum Nuclehum Nuclehum Nuclehum Nuclehum Nuclehum
Acupuntura


 

 

 

A Medicina Tradicional Chinesa

A medicina Tradicional Chinesa é fundamentada na filosofia Oriental e no conceito de Energia Vital.

Os mestres antigos ensinavam que a doença é uma alteração ou desgaste das funções  do corpo provocados pelos fatores externos como frio, calor, umidade, fatores emocionais e nutricionais.

A Acupuntura, a Eletroacupuntura, a Auriculoterapia, a Moxibustão, a Ventosaterapia e a Fitoterapia são técnicas utilizadas nos tratamentos da Medicina Chinesa.

 

 

 

 A Acupuntura

A acupuntura é uma modalidade terapêutica praticada na China há mais de 4 mil anos.

A técnica consiste em estimular pontos específicos do corpo através da aplicação de agulhas, liberando substâncias químicas no organismo que produz efeito analgésico e / ou antiinflamatório, aliviando as dores e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças.

A acupuntura pode ser utilizada para tratamento de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico, e digestores, além de auxiliar no tratamento de obesidade, depressão, estresse e afecções dermatológicas.

As agulhas da acupuntura são de aço inoxidável flexível, com pontas ovais, alongadas, não cortantes e de diâmetro muito finos.

 

A Acupuntura Estética

As lesões da pele e a inestética podem ter origem na desarmonia do Qi do nosso corpo. Seu tratamento a partir da acupuntura estética atenua situações como acne, rugas, flacidez, celulite e manchas faciais.

 

 A Dor e a Acupuntura

A dor e um sintoma que frequentemente  acompanha uma doença, e é descrita como um sofrimento de origem física e / ou psíquica. Os fenômenos de dor podem ser divididos em dor aguda (de 3 a 6 meses de duração) e dor crônica (após seis meses de duração).

A acupuntura funciona para tratamento de dor bem como das alterações emocionais, comportamentais e físicas, que frequentemente a acompanham. A utilização da eletroacupuntura garante um efeito analgésico ainda mais potente.

 

 

 Efeitos Gerais da Acupuntura

 

 

Ações

 

Sintomas e Doenças Tratáveis

Analgésica

 

Dor de qualquer origem

Antiinflamatória

 

Artrite e Reumatismo

Relaxante Muscular

 

Contratura muscular e torcicolo

Ansiolítica (Calmante)

 

Insônia, estresse, ansiedade, irritabilidade, e síndrome de abstinência

Antidepressiva (Leve)

 

Angústia, depressão e irritabilidade

Broncodilatadora

 

Asma, enfisema e bronquite

Vasodilatadora

 

Anomalias circulatórias (Arterial), AVC (Derrame

cerebral) e angina no peito

Antiemética

 

Náuseas, Vômitos degastrointestinal, da gravidez, e / ou pós quimioterapia

Cicatrizante

 

Escara, acne e incisões cirúrgicas

Imunidade

 

Rinite, alergia e asma

 

 

O Tratamento

A duração do tratamento varia de acordo com cada caso. Doenças agudas e leves, o tratamento necessita de no mínimo 10 sessões. Já em caso de dor crônica serão necessárias mais sessões.

Pessoas de qualquer idade podem procurar o tratamento através da acupuntura.

 

 Recomendações

 

Antes: Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas, e alimentos em excesso. O ideal é comer algo leve antes das sessões para evitar desconfortos.

 

Durante: O paciente deve usar roupas confortáveis e soltas e procurar manter a mente tranqüila. Deve desligar o telefone celular.

 

Após: Recomenda-se repouso. Evitar dirigir em caso de sonolência. Evitar contato com água durante duas horas.

 

 

 Reações

As reações são muito variáveis. Dentre as reações mais relatadas por pacientes estão as sessões de flutuação, de bem-estar, de calma, de sonolência, de algo estar mexendo internamente, vontade de chorar, coceira, alivio de opressão no peito, aumento da motilidade intestinal e vontade de urinar.

Endocrinologia

O que é Endocrinologia?



É a especialidade médica que cuida das desordens das glândulas endócrinas, isso é, as que produzem hormônios.


Acupuntura

O que é Acupuntura ?



A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.


Cirurgia Geral

Em que consiste a Cirugia Geral ?



Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.


Psiquiatria

O que é Psiquiatria ?



Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.